quinta-feira, janeiro 20, 2005


Estátua de Loreley no Reno

LORELEI


Não é uma noite pra se afogar dentro:
Uma lua cheia, rio decaindo
Negro entre brando brilho-espelho,

Os vapores d´água azuis pingando
Fios após fios feito redes de pesca
Apesar dos pescadores estarem dormindo,

Os torreões maciços do castelo
Duplicando-se numa superfície
Toda mansidão. Mas flutuam estas

Formas até mim, perturbando a face
Da quietude. Do ponto mais baixo
Se erguem, seus membros graves

De riqueza, cabelo mais pesado
Que mármore esculpido. Cantam
Sobre um mundo mais cheio e claro

Que o possível. Irmãs, seu canto
Carrega uma carga densa em demasia
Pra audição do ouvido espiralado

Aqui, numa terra bem dirigida,
Sob um governante destro.
Transtornando pela harmonia

Muito além da ordem terrestre,
Suas vozes armam cerco. Hospedam-se
Nos recifes agudos do pesadelo,

Prometendo acolhida certa;
De dia, descantam dos limites
Da hebetude, das altas janelas

Também na beira. Pior ainda que
Seu enlouquecedor canto,
O seu silêncio. Na origem

Do seu apelo de coração gelado –
Bebedeira das grandes profundidades.
Oh rio, eu vejo derivando

No fundo do teu fluxo prateado,
Aquelas grandes deusas de paz.
Pedra, pedra, me leve lá pra baixo.


Sylvia Plath

Versão brasileira: Ivan Justen Santana

Um comentário:

mariaterezaprado disse...

que lindo poema! os outros também...
leia este:

no caminho dos peixes mensageiros
ouço a trilha sagrada de Netuno
o roteiro maior do grande abismo
que me leva ao silêncio submerso
já meu canto se perde nas espumas
e meus olhos são algas lentas...lentas...
enlaçando a distância no horizonte
sei que o mar se desdobra no meu sangue
e meu sangue salgado se dispersa
nas perdidas viajens pelo amor
meu amor é um amor que não espera
que precisa de tudo a todo instante
e morrendo também se regenera
na prisão que a paixão consome e gera
só vim ao mundo em busca da beleza
que um deus menos eterno prometeu
encontro mágoas no planeta frio
e sonho
a vida inteira
o mesmo sonho


poema de pisciana....

dê uma olhada no meu blog, tem mais figurinha!
Besos