terça-feira, agosto 21, 2007



O QUE ELA ENGOLE


O que ela guarda na mão esquerda?
O que ela pede enquanto levita?
De quem se lembra em sórdido fracasso?

Por que não dorme com o antebraço
em vez do travesseiro? Que destinos
giza intrépida com olhos de víbora?

Que demônio se esconde no seu berço?
A noite pode ainda assim retê-la?
O que ela engole e prende dentro do

corpo, amarrando a saia às coxas?
O que lhe rompe o peito às horas
mortas e faz abrir-se o vento, selar-se

o rito, morrer este que escreve? Às vezes
acha tudo ultrapassado, e quer fechar
os braços, o corpo todo. Que nenhum

farsante venha tirar-lhe do vermelho...
Agora é ater-se à dança, conquanto
tenham-se fechado as portas, o teto,

as paredes, e estejamos presos na vitrine.
Não quero desistir de novo e morrer
pela boca como peixe. Pede-se tão pouco

aos poetas: que não mintam, e da sede
que os trucida edifiquem novas cartas
e esferas de granito. Um astronauta

contou-me num poema que os dias na nave
eram graves. Mas sem isso não há como seguir
no espaço o rumo dos sonhos, que desfibram

já os toca o homem. O nosso sangue
é turvo, e o ar que respiramos sem divisas.
She swallows the poisoned apple.

Eu — engulo a rosa do destino.



Sérgio Nazar David

4 comentários:

Anônimo disse...

Caminhando pela net, procurando algo fui ter ao site de zoe tarot e por consequencia vim aqui, talvez não deva, mas o impulso me leva a escrever... Hoje, esta tarde, enquanto também caminhava, caiu-me nas mãos vindo do céu... ou melhor de um quase aranha céus, uma carta... O Ás de paus. Ela caiu bem direita, nada invertida. usualmente, costumo deparar com outras cartas, geralmente aos meus pés... Como o rei de copas, a rainha de copas... sempre cartas vermelhas... Mas, hoje fiquei surpreendida, foi um Ás de Paus directamente diante de mim, caido do céu!! É certo que a criatividade se esfumou há uns 2 anos e meio por consequencias que me fugiram ao controle, e tenho andado com o fogo da criatividade emperrado/bloqueado. Como como se Hades tivesse raptado o fogo.
O que é certo é que desde esta tarde, não consigo mover o pensamento para outra coisa, já que a imagem da carta, tão limpa, e tão marcada do simbolo do Ás não me sai da cabeça, o que nunca liguei quanto às outras que encontrei, pois que me ria delas.
Poderá me dizer alguma coisa sobre esta carta, Ás de Paus?

Agradecida...

Patricia.

Zoe de Camaris disse...

Curioso, Patrícia. Quase nunca leio o Tarot para mim mas no último domingo o fiz, no meio da tarde. O último par de cartas que saiu foi a Imperatriz e o Ás de Paus.

Sempre fico feliz quando ele aparece, aliás, sempre fico feliz quando o 1 dá o ar da graça, seja do elemento que for.

Saiba que vc ganhou um presente. E virá no início da primavera.

abraço,

Anônimo disse...

Curioso, digo eu!! Ele há coincidencias, ou como diria Jung - sincronias.

Bem, a Primavera é para o ano, pois estamos no Verão, pelo menos deste lado do pacifico, Portugal. Como todas as coisas parecem ter nove meses de gestação.

Mas, fiquei mesmo de boca aberta!! Geralmente não faço aquele percurso de caminho, mas ultimamente tinha entrado muito por ele, e naquele dia, resolvi descer a rua e vinha a pensar num assunto, quando "zás" cai aquilo, como também no mesmo dia entrou pelo quarto a dentro um passaro, todo ferido no coração. Nunca vira um golpe daquela natureza. O veterniário vaticionou com a morte, e eu disse que não. Curei-o, com muitas massagens e limpeza da ferida. Hoje, está mais do que regenerado e canta e move-se. Só desconfio que ficou com a perna paralisada. Não sei quem terá feito tanto mal ao dito passaro, mas saiu furado o golpe nele, porque à minha beira veio ter. Provavelmente se tivesse ido bater a outra porta, teria concerteza ido parar no lixo, ou se tivesse ficado na rua caido, a esta hora algum cão, gato ou outro ser já teria dado a sua nota de final no dito passaro.

Mas, como ia dizendo, quando a carta caiu, pensei em levá-la para casa... mas, algo disse que não, e que devia memorizar em pensamento, somente O Ás de Paus. Assim, fiz.
Depois, a sua tirada, quando não o faz para si, e lhe sai a Imperatriz, que é arcano maior (não é?) e que me parece mais ligada à criatividade e realização em termos concretos da mesma, e o Ás de Paus.

Curioso!!!
Bem, deixe lá ver o que este Ás dirá ou trazerá, pois não sei bem qual é o seu conteudo... Como referi, deparo-me de quando em quando com as outras cartas, rainha e rei de copas e nunca me causaram tanta supresa. Mas, neste dia, causou-me de sobremaneira, inconscientemente senti-me apanhada de surpresa e quase em choque, mas também pela primeira vez mantive discreta e calada. Somente mencionando aqui no seu blog.

Um abraço.
Patricia.

Anônimo disse...

Tive de voltar. Não se aborreça com isso. Mas, maia uma vez o curioso me bateu à porta.
Como pode ver, este é o mesmo dia de há sete dias atrás e estranhamente à mesma hora, no entanto em lugar bem distinto.
Vinha a caminhar depressa, quando debaixo de um arbustro vi uma carta, virada para baixo, sem saber que carta seria. Não liguei, mas mais à frente voltei para trás e fui levantar a carta com a chave da porta, e quando virei-a... fiquei de boca aberta... o ÁS de Paus outra vez.

então, pensei, foi à sete dias que a vi, e agora outra vez e em lugar completamente diferente e longe... desta vez estava virada para baixo, portanto não fazia a minima idéia do que iria ver, quando resolvi voltar atrás no caminho ir certificar-me do que estaria na carta...
Não tenho pensado nisso. Nem penso. Mas, parece que não é para esquecer, e nem sei bem o quê!!!

Um abraço
Patrícia.